top of page

Um olhar integral sobre Currículo: perspectivas para 2016 a partir da implementação da Base Nacional Comum

Refletir sobre o processo de integração da Base Nacional Comum ao currículo técnico, nas dimensões: pedagógicas, avaliativas e no processo de gestão.

Quando acontece?

Quinta-feira, 29/10, das 14h às 15h30

Palestrantes

Julia Dietrich

Jornalista formada na PUC-SP, Julia envolveu-se com educação na faculdade. Durante um estágio como repórter sobre o tema, desenvolveu uma iniciativa de formação em comunicação para jovens. Depois disso, morou por um ano em Gana, implementando ações apoiadas pela ONU voltadas à educação de jovens e mulheres. Desde que retornou ao Brasil, em 2009, ocupou diferentes cargos em organizações do setor. Atualmente, trabalha como gestora de programas na Associação Cidade Escola Aprendiz, onde coordena o Centro de Referências em Educação Integral, que congrega 12 organizações em ações de forma- ção de agentes da educação pública. “Acredito que a educação pública brasileira deva ser um projeto empreendido por toda a sociedade, em intenso diálogo e participação.”

Patrícia Tinoco

Patrícia Carvalho Tinoco é professora de Língua Portuguesa e de Artes. Ingressou na rede pública estadual de ensino em 1987 para atuar como docente de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas turmas de Formação de Professores. Posteriormente, tornou-se coordenadora pedagógica. Em 2006, compôs a equipe de ensino da antiga Coordenadoria Regional de Niterói. Convidada para assumir a coordenação de Formação em 2008, logo ocupou a função de diretora de Articulação Curricular. Em 2015, assume a Subsecretaria de Gestão do Ensino.

Vera Cabral

Consultora independente na área educacional, com foco em inovação e em políticas públicas.  Foi responsável pela implantação da Escola de Formação de Professores, atuando em desenvolvimento profissional em larga escala, dos profissionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a qual dirigiu entre 2009 e 2013. Já atuou como consultora em diversos programas e projetos educacionais junto ao BID; Unesco, PNUD, MEC, governos estaduais e municipais. Participa de grupos de trabalhos e diálogos, como o Movimento pela “Base Curricular Nacional Comum”, Global Education Leaders´Program (GELP), “Relentless Conversations for Relentless Innovations” (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Horizon Report 2015. É economista, mestre em teoria econômica pela Faculdade de Economia e Administração da USP e tem os créditos de doutorado em economia social na Unicamp.

João Paulo Costa

(moderador)

Educador físico, especialista em educação física escolar, atuando no Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE Rio, na Academia Evidence (Tijuca), além do exercício de  Personal trainer e consultor de treinamento físico especializado. 

bottom of page